Busca avançada
Ano de início
Entree

Os debates sobre o uso da calculadora no ensino: Uma análise dos pareceres aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Processo: 23/06680-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Ana Julia Lourenço do Nascimento
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15751-2 - A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, AP.TEM
Assunto(s):Ensino fundamental   Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Currículo de Matemática | Didática da Matemática | Ensino Fundamental | História da Educação Matemática | Parâmetros Curriculares Nacionais | Históra da Educação Matemática

Resumo

Esta proposta de pesquisa de Iniciação Científica está vinculada ao Projeto Temático "A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990", coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (Processo 2017/15751-2). A pesquisa pretende contribuir com elementos considerados importantes para o saber profissional dos professores, a partir da análise de proposta da década de 1990, conhecida como Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. O estudo tem por questão norteadora: Como especialistas, em seus pareceres, avaliaram o uso da calculadora, considerando novos saberes que o professor que ensina matemática deveria mobilizar? Como fontes de pesquisa, o trabalho considera os pareceres emitidos à versão preliminar dos PCN, documentos contidos no APMAM - Arquivo Pessoal Maria Amábile Mansutti. Mobilizam-se como ferramentas teórico-metodológicas aportes da História Cultural e da História Social da Educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)