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Significados do conceito de atenção para crianças nas relações com profissionais de uma escola em Santos no contexto pós-pandêmico.

Processo: 23/09010-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Eunice Nakamura
Beneficiário:Ana Caroline Marinello
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Atenção   Crianças   Medicalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | atenção | crianças | medicalização | Metodo etnográfico | Pandemia de COVID 19 | Saúde mental e infância

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe importantes reflexões a respeito de como as pessoas se relacionam, principalmente no contexto das sociedades capitalistas, nas quais a atenção passa a ter grande relevância por estar relacionada à ideia de produtividade. Crianças que não correspondem às expectativas relacionadas a atenção desejada por adultos são postas, muitas vezes, em categorias medicalizantes que transformam suas subjetividades em questões biológicas, na tentativa de justificar seus comportamentos. O objetivo do projeto é, portanto, compreender os significados de atenção a partir da relação entre crianças e profissionais de uma escola na Zona Noroeste da cidade de Santos-SP, tendo como objetivos específicos identificar quais comportamentos são classificados como problemas de atenção pelos profissionais, quais aspectos estão relacionados a estes problemas e se eles têm ou não relação com o contexto da pandemia de Covid-19. Para tanto, será feita uma pesquisa qualitativa, adotando o método etnográfico e priorizando a observação participante como técnica que possibilite a observação e escuta ativa de alunos em contexto de sala de aula, acompanhando sua rotina e observando seus comportamentos e falas, na relação com adultos. Considera-se que significados são constituídos por diferentes atores sociais em contextos particulares, portanto, compreender o que as crianças pensam sobre a atenção proporciona um espaço de reflexão que possibilita o entendimento de como elas se relacionam com os adultos e com sua realidade.

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