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A carreira docente e formação continuada na implementação do Novo Ensino Médio : Uma comparação entre São Paulo, Ceará e Pernambuco.

Processo: 23/13618-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Eduardo Cesar Leão Marques
Beneficiário:Victor Augustus Manfredini Vital Bessa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Assunto(s):Ensino médio   Educação continuada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carreira docente | Ensino Médio | Estados | formação continuada | Reformas Educacionais | politicas publicas

Resumo

Esta pesquisa busca compreender a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil a partir da análise das mudanças realizadas pelos governos estaduais de São Paulo, Ceará e Pernambuco relacionadas à carreira docente e formação continuada. A análise será qualitativa e se baseará em dados coletados em documentos, como legislação, normatizações, relatórios governamentais e os Planos de Implementação do Novo Ensino Médio, dos estados selecionados, e em entrevistas semi-estruturadas com gestores das secretarias estaduais, gestores escolares e professores. Os resultados da pesquisa serão sistematizados em relatórios e publicações.

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