Busca avançada
Ano de início
Entree

Wollstonecraft sob a influência de Macaulay? Uma investigação sobre educação e direitos

Processo: 23/11476-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 22 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 21 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Yara Adario Frateschi
Beneficiário:Sarah Bonfim Matos Nunes
Supervisor: Sylvana Tomaselli
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Cambridge, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:21/02257-5 - "Belo defeito da natureza": Mulheres, liberdade e educação em Mary Wollstonecraft, BP.DR
Assunto(s):Educação   Filosofia política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Education | Macaulay | Rights | Wollstonecraft | Filosofia Política

Resumo

Entendi a originalidade do pensamento de Mary Wollstonecraft ao analisar o debate empenhado com Edmund Burke e Jean-Jacques Rousseau. À medida que a pesquisa progredia, percebi que Wollstonecraft compartilhava uma afinidade com Catharine Macaulay. Por ocasião do lançamento da Reivindicação dos Direitos dos Homens, Wollstonecraft diz em carta a Macaulay que ela é a única escritora com a qual Wollstonecraft compartilha totalmente a opinião sobre a situação das mulheres na sociedade. É imprescindível olhar para essa afinidade declarada entre elas e investigar o que é original no pensamento de Wollstonecraft e o que ela emprestou e desenvolveu. Tendo isso no horizonte, esse projeto tem como objetivo principal verificar a extensão da influência de Macaulay para as concepções de direito e educação de Wollstonecraft. Há duas hipóteses que regem esse trabalho: a primeira, é que as Letters on Education podem ter informado a opinião de Wollstonecraft quanto a educação das mulheres, levando-a a escrever a sua Reivindicação dos Direitos da Mulher e a criticar o Emílio ou da Educação, de Rousseau. A segunda hipótese, que ainda carece de verificação, indaga se Macaulay também influenciou a opinião de Wollstonecraft sobre a História da Inglaterra e a institucionalização de direitos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)