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Produção do gênero textual notícia científica por graduandos em química

Processo: 23/12415-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Felipe Santana Pena
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Divulgação científica   Ensino superior   Química   Educação em química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem cooperativa | Comunicação Pública da Ciência | Divulgação Científica | Ensino Superior | Química | Educação em Química

Resumo

A atividade científica foi colocada em evidência de uma forma poucas vezes vista na história da humanidade durante a pandemia de Covid-19, quando a divulgação de resultados de pesquisas pela mídia tornou-se diária. Este cenário chamou a atenção para a importância da habilidade de comunicação dos cientistas, não apenas ao se dirigirem aos pares e às agências de fomento, mas também à população em geral e aos formuladores de políticas públicas. Nessa perspectiva, a produção de gêneros de divulgação científica nos cursos universitários de química tem sido apontada como promissora para o desenvolvimento de tal habilidade. Este projeto tem como objetivo investigar a produção do gênero textual notícia científica no contexto de disciplina de comunicação científica oferecida a alunos de graduação em química, a qual se baseia na aplicação de uma sequência didática (SD) que aborda características de estrutura composicional, estilo verbal e de conteúdo das notícias científicas. Nessa perspectiva, respostas serão buscadas para as seguintes questões de pesquisa: em qual extensão a SD propiciou a produção de notícias científicas por parte dos graduandos? Em qual extensão as notícias científicas geradas estão alinhadas com as características inerentes ao gênero? A fundamentação teórica para análise dos textos repousa em estudos concernentes aos gêneros jornalísticos.

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