Verdade e arte no pensamento de Martin Heidegger: um estudo do ensaio a origem da ...
Processos de criação e compartilhamento de imaginários: do cinema ao transmídia na...
Processo: | 23/13804-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de fevereiro de 2024 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2024 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia |
Pesquisador responsável: | Marco Aurélio Werle |
Beneficiário: | Vaner Muniz Ferreira |
Supervisor: | Irene Filomena Borges-Duarte |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Universidade de Évora, Portugal |
Vinculado à bolsa: | 22/01036-8 - A estética em A origem da obra de arte, de Martin Heidegger, BP.MS |
Assunto(s): | Martin Heidegger |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Aesthetics | Artwork | Heidegger | metaphysics | Philosophy of Art | Estética e Filosofia da Arte |
Resumo Durante este período de pesquisa, nossa intenção é conduzir uma investigação detalhada do que é conhecido como "Filosofia da Arte de Heidegger" em seu ensaio "A Origem da Obra de Arte", particularmente em relação às suas críticas à Estética como interpretação moderna da arte. As obras de Heidegger durante a década de 1930 estavam especialmente empenhadas em investigar a Modernidade como um momento crucial na história do Ser, e as mencionadas críticas desempenharam um papel importante nessa tentativa. Também pretendemos dar a esse assunto importante a devida atenção que ele merece, propondo um estudo sistemático em torno dos manuscritos e notas de Heidegger, o que nos fornecerá uma perspectiva mais ampla sobre sua própria concepção de arte e obra de arte, sempre acompanhados por comentários e análises de Estética. Ao ter acesso a uma gama maior de materiais do filósofo e seus intérpretes, buscaremos entender com mais precisão o que Heidegger compreende por "Überwindung der Aesthetik" em "A Origem da Obra de Arte" e o que isso significa quando se trata de fornecer uma perspectiva filosófica sobre a obra de arte e, ainda, se seria possível reivindicar uma estética ou filosofia da arte heideggeriana. Essa investigação não servirá apenas como um estudo interpretativo do mencionado ensaio e da antiga controvérsia entre Pöggeler e Herrmann, mas também como parte dos comentários mais amplos feitos por Heidegger sobre a arte, que ainda são secundários nos estudos sobre a filosofia de Heidegger no Brasil, em comparação com os estudos sobre "Ser e tempo", por exemplo. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |