Busca avançada
Ano de início
Entree

Instrumento de avaliação da expressão em libras: elaboração de versão simplificada para uso em sala de aula

Processo: 23/12171-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Isabela Paiutto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | instrumento de avaliação | narrativas em Libras | professores bilíngues | Educação Especial - Surdez

Resumo

O desenvolvimento do estudante surdo está diretamente ligado ao seu domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nesse sentido, é essencial ao trabalho docente um conhecimento linguístico que possibilite a avaliação efetiva da expressão em Libras dos estudantes para planejamento dos caminhos educacionais a serem seguidos. Dessa forma, esse projeto de pesquisa objetiva elaborar uma versão simplificada do Instrumento de Avaliação da Expressão em Língua de Sinais (IAELS - Libras) para uso em sala de aula. A pesquisa possui caráter exploratório de natureza qualitativa. As etapas de coleta de dados consistem em I) Análise das pontuações atribuídas para cada narrativa com o IAELS - Libras completo e II) Grupo focal de professores bilíngues. Os dados serão coletados em reunião síncrona em ambiente virtual com professores bilíngues atuantes com estudantes surdos em escolas bilíngues públicas do estado de São Paulo. Após coletados, os dados passarão por uma análise qualitativa seguindo as etapas de redução, apresentação e conclusão. O Instrumento a ser utilizado foi criado por pesquisadores da Universidade de Barcelona e da Universidade Federal de São Carlos e tem o objetivo de contribuir com uma avaliação eficaz das narrativas em Libras, provocando uma compreensão mais ampla sobre o uso da língua na escola, no ensino dos educadores e no desenvolvimento dos estudantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)