Busca avançada
Ano de início
Entree

Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos: inventariar e disponibilizar, contribuindo com a pesquisa em história da educação e com o acesso público

Processo: 23/15037-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Ariadne Lopes Ecar
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acervo Escola Caetano de Campos | Biblioteca Pedagógica e Paulo Bourroul | Documentos e fontes | História da Educação Paulista | História da Educação

Resumo

Esta proposta de trabalho técnico integra as atividades do Projeto Temático da FAPESP "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)" (Processo 2018/26699-4) em seus quatro Eixos temáticos: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. O objetivo principal é inventariar documentos, livros e artefatos preservados no Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC) que fazem parte do Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH) do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC). O AHECC possui uma imensa variedade de documentos textuais, bibliográficos e tridimensionais da Escola Caetano de Campos, instituição referência em formação de professores do Estado de São Paulo. Como resultado, propõem-se: o escaneamento dos documentos inventariados para facilitar o trabalho de busca e disponibilização ao público, além de auxiliar as pesquisas dos eixo 2 e 3; o levantamento dos livros das bibliotecas Pedagógica e Paulo Bourroul, complementares ao acervo disponível na FEUSP e objeto de análise do eixo 1; a organização de uma exposição sobre a história da escola em São Paulo, em benefício dos eixos 2 e 4; e elaborar um livro que conte a história do NUMAH e sua importante tarefa de acondicionar o AHECC.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)