Busca avançada
Ano de início
Entree

Você consegue!: linguagem e persistência em crianças de idade escolar

Processo: 23/16409-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 08 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Luana Barretto Borges
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):24/08290-2 - Linguagem e persistência em crianças de idade escolar: uma colaboração internacional com o laboratório de cognição infantil da universidade de toronto, BE.EP.IC
Assunto(s):Crianças   Desenvolvimento infantil   Linguagem   Persistência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | Desenvolvimento Infantil | Linguagem | persistência | desenvolvimento sociocognitivo

Resumo

Desde muito pequenos, os bebês são expostos a situações novas e desafiadoras, mas quando são confrontados com os desafios do dia-a-dia, eles precisam ser persistentes. Estudos têm demonstrado que diferenças individuais na persistência aparecem com apenas 18 meses de idade e podem prever desempenho acadêmico e motivação anos depois. Ademais, pesquisas recentes têm demonstrado uma relação entre o tipo de linguagem a qual bebês e crianças são expostos (e.g., elogios que valorizam o esforço x elogios a características das crianças) e a persistência individual dos mesmos em situações desafiadoras. No entanto, até onde vai nosso conhecimento, não há estudos testando possíveis associações entre a linguagem utilizada pelas próprias crianças e a persistência apresentada por elas. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo investigar uma possível relação entre o tipo de linguagem utilizada por crianças de 7 a 8 anos durante a narração de um livro sem palavras (que apresenta várias situações desafiadoras ao personagem principal) e o desempenho em uma tarefa de persistência. Nesta tarefa, as crianças serão solicitadas a solucionar um problema (e.g., abrir uma caixa que tem um brinquedo, mas que é muito difícil de abrir) e será medido o tempo durante o qual a criança persiste no desafio. Espera-se que este estudo contribua para uma melhor compreensão sobre possíveis preditores da persistência individual em crianças brasileiras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)