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Identidade e diferença em Harry Potter: movimentos interseccionais vividos em filme

Processo: 23/00743-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Pesquisador responsável:Luciane de Paula
Beneficiário:Ana Carolina Siani Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/02279-0 - Harry Potter como uma visão mágica de mundo: alteridades ética e estética, BE.EP.PD
Assunto(s):Análise do discurso   Diálogo   Filmes   Círculo de Bakhtin   Identidade   Diferenças individuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Círculo de Bakhtin | diálogo | Enunciado fílmico | Harry Potter | Identidade e diferença | verbivocovisualidade | Análise Dialógica do Discurso

Resumo

Com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin, este projeto de pesquisa propõe uma análise dialógica do discurso da saga cinematográfica baseada na obra literária Harry Potter (Warner Bros., 2001-2011), com foco na forma como os filmes semiotizam as relações de raça, gênero e classe, e a interseccionalidade dos signos de identidade e diferença, a partir de sua produtividade para o processo de ensino-aprendizagem multimodal. Para tanto, os oito filmes da franquia Harry Potter, em sua integralidade material tridimensional (explicitamente verbivocovisual), com sua expressividade valorativa, constituem o corpus desta pesquisa, voltada para a reflexão sobre a obra audiovisual e sua produtividade no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se justifica pela relevância cultural, social e política da franquia Harry Potter, pela reflexão que ela propõe sobre os valores que mobiliza pela dupla refração dos problemas sociais que aborda e pela utilidade da enunciação estética e massiva como objeto de discussão e mobilização nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas, para uma educação crítica, autônoma e inclusiva, conforme proposto pelos ODS 4, 5, 10 e 16 das Nações Unidas. (AU)

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