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Agência criativa negra na cultura Hip Hop: a profissionalização de MCs no circuito transnacional de batalhas de rima

Processo: 23/17994-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Priscila Martins de Medeiros
Beneficiário:Cairo Henrique dos Santos Lima
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agência   Articulações   Hip hop
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agência | articulação | Diáspora africana | hip hop | Mcs | Sociologia da Cultura, Estudos da diáspora africana, Estudos de Hip Hop

Resumo

Ao atingir seu cinquentenário (1973-2023), a cultura Hip Hop mostra-se mais potente e vivaz do que nunca, consolidando-se a partir da internacionalização de circuitos de sociabilidade, da profissionalização artística, da institucionalização acadêmica e do intenso povoamento do imaginário social com as experiências e as expectativas da juventude negra periférica. Este projeto propõe a realização de uma análise sociológica da cultura Hip Hop, e mais especificamente, do processo recente de profissionalização do circuito transnacional de batalhas de rima, para caracterizar as formas de articulação da agência criativa negra, seus fluxos geoculturais e as transformações globais causadas pela expansão da cultura Hip Hop. Partimos da premissa de que as batalhas de rima, enquanto práticas culturais afrodiaspóricas vinculadas ao Hip Hop, avançaram e se estabeleceram contemporaneamente em circuitos transnacionais, a partir da atuação de MCs brasileiros em campeonatos internacionais de batalhas de rima, como o Red Bull FrancaMente e o Freestyle Master Series. Em termos de enquadramento teórico, partimos da abordagem dos Estudos de Hip Hop e Estudos da diáspora africana. Metodologicamente, combinamos entrevistas de profundidade com MCs, organizadores e demais agentes mediadores do circuito de batalhas de rima, com a observação participante nos campeonatos internacionais, para construir uma configuração metodológica conhecida nos Estudos de Hip Hop como hiphopografia. Desse modo, através da análise sociológica do processo de profissionalização do circuito transnacional de batalhas de rima, buscaremos caracterizar as experiências sociais dos MCs, suas disputas por reconhecimento e as estratégias de articulação da agência criativa negra estabelecidas na cultura Hip Hop.

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