Busca avançada
Ano de início
Entree

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-HELMÍNTICA DO BAGAÇO DE UVA EM CORDEIROS INFECTADOS ARTIFICIALMENTE COM Haemonchus contortus

Processo: 24/00738-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Helmintologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Alessandro Francisco Talamini Do Amarante
Beneficiário:Gustavo Gabriel de Oliveira Trevise
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Medicamentos fitoterápicos   Haemonchus   Nematoda   Ovinos   Prevenção de doenças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fitoterápico | Haemonchus | Nematoda | Ovinos | Profilaxia | Parasitas de ovinos

Resumo

O trabalho terá por objetivo avaliar a eficácia do bagaço de uva no controle de Haemonchus contortus em cordeiros. Vinte animais serão divididos em dois grupos, que permanecerão todo o experimento em baias individuais. Inicialmente a alimentação será a mesma para os dois grupos correspondendo a 4% do peso vivo. Metade da alimentação será constituída de feno triturado e a outra metade de concentrado, composto de milho (70%) e farelo de soja (30%). Essa será a dieta dos animais do grupo controle ao longo do experimento. Já o grupo tratado com bagaço de uva receberá a mesma proporção de feno triturado, porém o seu concentrado terá na composição 20% de bagaço de uva seco e moído. Após um período inicial de adaptação às dietas e a tratamentos com anti-helmínticos para torná-los livres de infecções por nematódeos gastrintestinais, todos os cordeiros serão infectados artificialmente com 4000 larvas infectantes de H. contortus. Amostras fecais serão colhidas individualmente a cada sete dias, para realização das contagens de ovos por grama de fezes e coproculturas, assim como amostras de sangue para análises hematológicas, análises bioquímicas e ensaio imunoenzimático. Todos os animais serão abatidos humanitariamente 28 dias após a infecção para a quantificação dos helmintos presentes no abomaso. As variáveis com medidas repetidas serão analisadas usando o procedimento linear generalizado (PROC GLM) do Statistical Analysis System. As médias serão comparadas pelo Teste de Tukey a um nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENA, MATEUS O.; TREVISE, GUSTAVO G. O.; SILVA, THAIS N. R.; MOELLMANN, VICTOR M.; BASSETTO, CESAR C.; GATTI, BRUNO S.; LOUVANDINI, HELDER; SOUTELLO, RICARDO V. G.; ALBUQUERQUE, ANA C. A.; AMARANTE, ALESSANDRO F. T.. Evaluation of Grape Pomace Supplementation in Lamb Diets to Mitigate Haemonchus contortus Infection. AGRICULTURE-BASEL, v. 15, n. 3, p. 16-pg., . (21/03479-1, 24/00738-4, 23/00131-0)