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Formação política em cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática da UFSCar: contribuições sociológicas

Processo: 23/18262-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Beneficiário:Letícia Hyppólito
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Sociologia   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Superior | Estudante Universitário | Formação Política | Licenciaturas | Sociologia | Sociologia da educação

Resumo

O presente projeto de Iniciação Científica está inserido no âmbito de estudos sobre a educação superior, problematizando a relação entre a formação política de discentes dos cursos de Licenciatura de uma universidade pública e o ensino de sociologia. O objetivo da pesquisa consiste em compreender as contribuições da sociologia para a formação política de alunos oriundos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática da Universidade Federal de São Carlos, visando compreender se suas ferramentas de caráter reflexivo e questionador podem contribuir para a formação de futuros "professores como intelectuais transformadores". O estudo apoia-se na Pedagogia crítica proposta por Henry Giroux (1997) que atribui ao professor não apenas deveres curriculares e avaliativos, mas também o encargo da reflexão crítica sobre a realidade tanto escolar quanto social. Considera-se como pressuposto que as disciplinas que têm como base os conteúdos da Sociologia nos cursos de Pedagogia e de Matemática podem ser ponto de partida para a investigação da fragilidade da formação política desses futuros docentes, já que ela contribui para o entendimento da escola como reprodutora ou transformadora da realidade social. Trata-se de uma pesquisa com caráter exploratório, utilizando como ferramentas de pesquisa o levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e uma análise documental para com os registros da Universidade Federal de São Carlos e dos cursos escolhidos. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para a superação dos desafios relacionados à formação de professores com viés crítico e reflexivo, utilizando as contribuições da sociologia como possível ponto de partida.

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