Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de filmes a base de amido e derivados de celulose contendo anestésicos para aplicação na odontopediatria.

Processo: 24/06674-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Osvaldo de Freitas
Beneficiário:Giulia Terra Carloni Dias
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Amido   Anestésicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amido | Anestésicos | derivados celulose | filme mucoadesivo | Farmacotécnica

Resumo

A aversão dos pacientes, principalmente das crianças, às anestesias infiltrativasnecessárias para a prática de cirurgias é atualmente um grande problema na áreaodontológica. Este projeto visa o estudo de formas alternativas aos anestésicos infiltrativos nocontexto de procedimentos odontológicos, uma vez que esses geram aversão e medo,principalmente na infância. Nesse cenário, o objetivo é o desenvolvimento de um filmemucoadesivo contendo fármacos anestésicos, sendo uma forma farmacêutica menos invasivae, portanto, com potencial de maior aceitabilidade pelos pacientes, além de apresentarem fácilaplicação, possibilidade de remoção e interrupção da liberação do(s) fármaco(s), flexibilidadee tamanho customizáveis.O filme em questão é pensado para ser inserido na região gengival, por se tratar deuma mucosa queratinizada imóvel, o que permite o efeito farmacológico local e prolongado.Entretanto, há uma série de desafios a serem enfrentados, sendo os principais: turnover dasaliva e do muco bucal, alcance da dose de interesse com uma pequena área de aplicaçãodisponível (a qual é ainda menor nas crianças), homogeneidade do fármaco na formulação ecompatibilidade fármaco-formulação.A constituição dos filmes se baseia em um sistema trilaminado, com camada externaoclusiva e isolante, camada intermediária bioadesiva e camada interna também adesivacontendo anestésicos, que é a camada de interesse do projeto. Na composição será utilizado oamido, um polímero natural com excelentes propriedades de gelatinização e formação defilmes. Os filmes serão avaliados fisicamente quanto as propriedades mecânicas, àcapacidade mucoadesiva e à captação de água. Serão avaliados também o perfil de liberaçãoin vitro e a permeação in vivo dos fármacos à partir das composições. As quantificaçõesserão realizadas por CLAE.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)