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Razão de Estado e Geográfica náutica no primeiro Atlas do Brasil (1612-1627)

Processo: 24/08684-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Denise Aparecida Soares de Moura
Beneficiário:Camila Alves Ávila
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Atlas   Governo Geral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atlas | governo geral | Náutica | Razão de Estado | História da Cartografia

Resumo

O presente projeto de iniciação científica tem como objetivo verificar a hipótese das imagens cartográficas do "Livro que dá Razão do Estado do Brasil", de autoria atribuída a Diogo Moreno, ter sido componente de uma "Razão de Estado" do século XVII que visava o conhecimento e, acima de tudo, o entendimento das formas de acessibilidade a uma faixa de terras no atlântico Sul. O "Livro que dá Razão..." foi escrito entre 1612-1613 e inexiste a versão original, mas apenas cinco apógrafos. Seu conjunto de imagens da costa do Brasil circula fragmentado na historiografia e como ilustração do Brasil colonial. O objetivo deste projeto é identificar os propósitos de sua produção, suas próprias fontes de produção e explicar a narrativa visual do território instaurada pela seriação das imagens através do seu cotejamento analítico com correspondências do governador geral, do próprio texto escrito que acompanha o atlas e de crônicas histórico-geográficas e outros atlas portugueses do período. A metodologia deste projeto é a da história social da cartografia, com foco no processo de produção dos mapas, na sua contextualização e entendendo que a seriação/atlas expressa uma narrativa social passível de investigação. O estudo deste "Livro..." contribui para entender as formas de construção e implantação do Estado no Brasil e os mecanismos de comunicação institucional baseados em artefatos visuais.

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