Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações entre Fatores de Splicing e o pequeno RNA nuclear (snRNA) U2 Durante a Montagem do Spliceossomo em Saccharomyces cerevisiae.

Processo: 24/03395-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Emerson Fernando Balan
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/00901-1 - Controle pós-transcricional de expressão gênica: processamento de pré-rRNA, degradação de mRNA, splicing e montagem de snoRNPs em Saccharomyces cerevisiae, AP.TEM
Assunto(s):Splicing
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ribonucleoproteina | snRNA | snRNP | spliceossomo | splicing | U2 | Splicing

Resumo

O pequeno RNA nuclear (snRNA) U2 é um componente essencial do spliceossomo que interage diretamente com sítios conservados no pré-mRNA durante o splicing. O papel de U2 snRNA estende-se desde a montagem do pré-spliceossomo, passando por sua ativação e catálise, até a desmontagem do complexo e envolve diversas alterações em sua estrutura. A formação da pequena ribonucleoproteína nuclear (snRNP) U2, a partícula que se liga efetivamente ao spliceossomo, requer a associação de diferentes sub-complexos a módulos específicos ao snRNA, proteínas transientes e ATPases dependentes de RNA cujo mecanismo de ação não é totalmente conhecido. Além de evolutivamente conservados, a maioria destes fatores é essencial para a ocorrência do pareamento entre snRNA U2 e o sítio de ramificação (branch site - BS) no pré-mRNA. Embora a composição e estrutura da forma ativa de U2 snRNP já tenham sido descritas, a formação desta ribonucleoproteína permanece um processo pouco explorado. Ademais, a função de diversos componentes de U2 snRNP durante a montagem do spliceossomo ainda é insuficientemente compreendida. Este projeto propõe definir a composição de formas intermediárias de U2 snRNP utilizando mutantes termo-sensíveis com o intuito de identificar e caracterizar proteínas envolvidas em sua formação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)