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Artes visuais, violências e histórias entrelaçadas: produção e circulação de obras e de artistas entre Moçambique e África do Sul (1980-1999)

Processo: 23/15403-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Laura Moutinho da Silva
Beneficiário:Lia Dias Laranjeira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05923-9 - Do coração das guerras a poéticas da plasticidade: criação e engajamento no pensamento artístico em contextos africanos dos anos 1980 a nossos dias, AP.TEM
Assunto(s):Artes visuais   Marcadores sociais da diferença   Trajetória   Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artes visuais | Formação artística | Marcadores sociais da diferença | Relações Moçambique-África do Sul | trajetória | Violência | antropologia das artes africanas

Resumo

O presente projeto incide sobre a trajetória e formação de artistas visuais de Moçambique durante o período da guerra civil deste país até os primeiros anos do pós-apartheid (1980-1999), com foco nas linguagens, temáticas e abordagens, assim como na circulação desses/as artistas e de suas obras na África do Sul. O recorte temporal da pesquisa abrange a morte de Samora Machel, a crise do regime socialista, o fim do apartheid na África do Sul, assim como uma maior circulação de obras e de artistas de Moçambique no país vizinho. O estudo também se debruça em um período de efervescência de iniciativas de promoção e valorização da cultura e das artes por parte do Estado moçambicano, concomitante ao acirramento da guerra civil. A investigação pretende estabelecer diálogo com questões relacionadas às formas de mobilidade de artistas e obras, ao atravessamento da violência na estética, e aos intercâmbios e cooperações políticas e culturais entre Moçambique e África do Sul. A pesquisa será desenvolvida em arquivos e acervos de instituições museológicas dos dois países, com foco no Museu Nacional de Arte na cidade de Maputo (Moçambique); no Iziko South African National Gallery na Cidade do Cabo (África do Sul); e no Wits Art Museum em Joanesburgo (África do Sul); e no arquivo da Escola Nacional de Artes Visuais, localizada em Maputo. A pesquisa também será embasada em entrevistas com artistas, documentos e reportagens coletados em arquivos de Moçambique, e contatos estabelecidos durante e após investigação de doutorado, que teve como tema a produção de arte makonde na conjuntura da guerra pela independência de Moçambique e dos movimentos políticos sediados na atual Tanzânia. No estudo proposto aqui, a perspectiva da violência em diálogo com a produção artística em contexto de guerra e de mobilidade transfronteiriça se insere nas décadas de 1980 e 1990 e com foco na fronteira ao Sul de Moçambique.

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