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Caminhos para a Inovação em Educação Sexual no Brasil: Perspectivas e Adaptações da Comprehensive Sexuality Education.

Processo: 24/03767-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Davi Augusto dos Santos Soares
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Inovação na educação   Interseccionalidade   Jovens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colonialidade do Saber | Comprehensive Sexuality Education | Educação em Sexualidade | Inovação em Educação | Interseccionalidade | Juventude | Gêneros, sexualidades e educação

Resumo

Atualmente, no território brasileiro, a falta de programas padronizados e amplamente adotados na abordagem educacional sobre sexualidade é motivo de preocupação. O enfoque predominante em aspectos biológicos deixa de contemplar importantes dimensões, como gênero, identidade, orientação sexual, consentimento e prevenção de violência. Essa lacuna torna-se ainda mais alarmante considerando a realidade da juventude brasileira, exposta a diversos riscos sociais, como violência, abuso sexual, intolerância e discriminação. Diante dessa situação insuficiente para atender às demandas e necessidades dos jovens, o presente projeto de mestrado visa utilizar a abordagem da Comprehensive Sexuality Education (CSE) como referência internacional para promover a inovação em educação. O objetivo é desenvolver coletivamente uma nova proposta educacional em educação sexual voltada para alunos de escolas públicas do estado de São Paulo. Adotando uma abordagem qualitativa, o estudo utilizará a triangulação metodológica, combinando técnicas como etnografia, análise documental e realização de oficinas. A etnografia permitirá uma imersão escolar, aprofundando a compreensão das necessidades e perspectivas dos jovens em relação à sexualidade, proporcionando uma visão mais completa e contextualizada de suas experiências. A análise documental trará uma análise crítica da Comprehensive Sexuality Education (CSE) à luz dos conceitos de colonialidade do saber e interseccionalidade, possibilitando uma reflexão sobre a adequação dessa abordagem à realidade brasileira. A realização de oficinas promoverá a construção coletiva da nova proposta educativa de educação sexual, envolvendo não apenas os jovens, mas também o corpo pedagógico e demais atores envolvidos no ambiente escolar.

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