Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de manifestação e desenvolvimento de habilidades metavisuais no ensino de química

Processo: 23/18177-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Solange Wagner Locatelli
Beneficiário:Marcella Seika Shimada
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/16395-3 - A utilização de desenhos na (re)construção de conceitos químicos no contexto da sala de aula, AP.R
Assunto(s):Ensino de química   Metacognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Química | habilidades metavisuais | metacognicao | metavisualização | Ensino de química

Resumo

A metavisualização tem demonstrado potencial no ensino de química a partir da modelagem. O objetivo deste projeto de doutorado é a investigação de como as estratégias metavisuais podem influenciar na aprendizagem de química e no desenvolvimento de habilidades metavisuais ao longo de um ano. Este estudo será qualitativo com perspectiva em Etnografia em Educação. A coleta de dados ocorrerá em um cursinho popular pré-vestibular em aulas de química. As atividades metavisuais serão realizadas em algumas aulas e serão alinhadas ao plano de ensino da instituição. Os resultados serão analisados seguindo a lógica do formato multipaper, isto é, para cada objetivo específico será realizada a produção de um artigo ou trabalho de eventos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)