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Ambientes digitais para a abordagem de problemas socioambientais complexos.

Processo: 24/17812-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Roseli de Deus Lopes
Beneficiário:Henrique da Costa Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Educação escolar básica   Tecnologias emergentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambientes digitais | Educação Básica | Tecnologias Emergentes | Temáticas socioambientais complexas | Engenharias

Resumo

O objetivo deste projeto é propor ambientes digitais a serem utilizados na abordagem de problemassocioambientais complexos. O objeto de pesquisa são softwares colaborativos e tecnologiasemergentes que potencializem a abordagem da complexidade socioambiental noensino-aprendizagem de estudantes da Educação Básica. Os ambientes digitais serão compreendidoscomo a junção de diferentes softwares colaborativos e tecnologias, mesmo que não integrados, masque possibilitem interação, autoria e construção de representações para a organização e registro denarrativas e discussões socioambientais entre estudantes e professores. A hipótese de trabalho é queo uso de tais ambientes, no contexto escolar, corrobora a definição do que é pensamento complexo,conceitualizado por Edgar Morin, cujas características são coletividade, muldimensionalidade,realidade expressada e construída a partir das relações. Dessa forma, os ambientes digitaiscompilados e analisados nesta pesquisa serão usados para fomentar discussões mais sistêmicas docotidiano dos estudantes e, os modos como podem ser utilizados por eles, conduzirão a uma maiorautonomia na análise e/ou resolução de problemas. O produto final será a proposição, descrição esugestão de alguns ambientes digitais e exemplos de práticas pedagógicas socioambientais paraserem aplicadas na Educação Básica.

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