Busca avançada
Ano de início
Entree

As emoções no ensino e aprendizagem de línguas e o desenvolvimento da confiança no contexto Teletandem

Processo: 24/14172-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Laura Rampazzo
Beneficiário:Isabelle Sartori Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Emoções   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diários de aprendizagem | Emoções | intercâmbio virtual | MulTeC | questionários | Ensino e Aprendizagem de Línguas

Resumo

Programas de telecolaboração ou intercâmbio virtual promovem a aprendizagem colaborativa online entre estudantes de diferentes instituições que se encontram geograficamente distantes (O'Dowd, 2013, 2018, 2021). Uma dessas propostas é a do teletandem (Telles, 2006; Telles; Vassallo, 2006), que busca promover o desenvolvimento linguístico e intercultural entre falantes de línguas distintas. Como parte das tarefas que devem cumprir ao longo de sua participação, os aprendizes encontram-se virtual e sincronicamente em sessões de orais de teletandem, escrevem diários de aprendizagem a cada sessão, completam questionários e participam de sessões de mediação (Aranha; Cavalari, 2014; Cavalari, 2018). Neste contexto, esta pesquisa possui como objetivos identificar as emoções presentes no processo de ensino-aprendizagem de línguas dos participantes do projeto e em que medida os seus relatos indicam que o teletandem influencia no ganho de confiança para se comunicarem em uma segunda língua. A metodologia a ser utilizada neste estudo será a análise qualitativa e interpretativista de diários de aprendizagem pessoais escritos por participantes do Teletandem ao longo do programa e de questionários que respondem antes e ao final de sua participação. Nesta pesquisa, será realizado um estudo de caso que partirá de dados coletados do MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (Aranha; Lopes, 2019). Por meio deste estudo, espera-se contribuir para a reflexão e percepção dos estudantes no que diz respeito à importância do programa de telecolaboração para reconhecer o impacto das emoções nas práticas interculturais e para o desenvolvimento da confiança.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)