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A Educação Matemática e a produção curricular: Estudos Brasil-França na década de 1990

Processo: 24/08927-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Luciane de Fatima Bertini
Beneficiário:Sidnéia Almeida Silva
Supervisor: Moyon
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Limoges, França  
Vinculado à bolsa:22/10635-2 - Tensões entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência: saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática nas décadas de 1970, 1980 e 1990, BP.DR
Assunto(s):Circulação de ideias   Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circulação de idéias | educação matemática | História da Educação Matemática | Produção curricular | Produção de saberes | História da educação matemática

Resumo

Este projeto de doutorado sanduiche tem como objetivos, em um primeiro momento, analisar a documentação curricular francesa, estudando historicamente como essa documentação foi elaborada e tomando ciência de estudos franceses que tenham se debruçado sobre o assunto. Em um segundo momento, busca-se comparar os processos e dinâmicas da produção curricular desses dois países, considerando o papel dos educadores matemáticos e didáticos da matemática nessa produção curricular. O estudo se justifica, dadas as relações estabelecidas entre a chamada Didática Francesa e a formação de pesquisadores da Educação Matemática no Brasil. A presente proposta está relacionada à pesquisa de doutorado em andamento, processo 2022/10635-2 financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Serão considerados como aportes teórico-metodológicos os estudos de Pierre Bourdieu na mobilização do conceito de campo e elementos relacionados; Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly na compreensão dos saberes para a formação do educador, tensões entre campos disciplinares e campo profissional e para discussão do conceito de Expert; Damiano Matasci, Carla Souza e Antonio Garnica no processo de circulação e apropriação internacional de ideias, especialmente na relação Brasil e França; bem como estudos de pesquisadores brasileiros da História da educação matemática, tais como Luciane Bertini, Rosilda Morais, Wagner Valente e outros, com discussões referentes aos saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática. Trata-se de uma pesquisa histórica e para alcançar os objetivos propostos pretende-se considerar, na França e no Brasil, documentos curriculares oficiais, programas de ensino, guias, e outros documentos normativos relativos ao ensino de matemática e o papel dos experts.

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