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Conexões entre o Brasil e os Estados Unidos: mapeando a circulação de propostas e impressos de educação sanitária

Processo: 23/17882-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 03 de março de 2025
Data de Término da vigência: 02 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Heloísa Helena Pimenta Rocha
Beneficiário:Heloísa Helena Pimenta Rocha
Pesquisador Anfitrião: Walter Jerome Jose Davila
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:American Child Health Association | Child Health Organization | Educação Sanitária | História Transnacional | Livros Infantis | História da Educação

Resumo

Este projeto visa à realização de estágio de pesquisa no exterior, sob a supervisão do Prof. Dr. Jerry Dávila (Department of History, University of Illinois Urbana-Champaign, Estados Unidos). Vinculado à investigação em desenvolvimento com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e ao projeto temático FAPESP Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), o projeto se volta para o exame das conexões entre o Brasil e os Estados Unidos em torno da saúde infantil e, de modo mais específico, da educação das crianças em temáticas relacionadas à higiene e à saúde, nas primeiras décadas do século XX, com foco na atuação de duas associações estadunidenses, a American Child Health Association e a Child Health Organization. As iniciativas voltadas para o ensino de noções de higiene e saúde às crianças implicaram em deslocamentos de pessoas e objetos em diferentes direções; cruzamento de fronteiras por profissionais em viagens de estudos e estágios; intercâmbios dos mais diversos tipos; empréstimos; traduções e adaptações. Esse intenso fluxo pôs em circulação médicos, educadoras sanitárias, enfermeiras escolares, em cujas bagagens também viajaram livros, relatórios e outros registros dos saberes com os quais tiveram contato. Na investigação das conexões entre os dois países, busca-se reencontrar os fios que ligam a atuação dessas duas associações aos processos de formação de profissionais brasileiros que viajaram para os Estados Unidos como bolsistas da Fundação Rockefeller. Interessa aos objetivos do estágio de pesquisa ampliar o corpus de livros e impressos produzidos para a educação sanitária das crianças por essas entidades, levantar documentação que permita avançar na compreensão das propostas em torno das quais se articulava a produção de tais impressos, bem como reunir elementos para o aprofundamento da análise dos processos de circulação das propostas formuladas por essas organizações, dos impressos por elas produzidos e dos sujeitos que, cruzando fronteiras, se apropriaram dessas propostas. O projeto inscreve-se na perspectiva da história transnacional da educação, na medida em que visa examinar os intercâmbios entre esses dois países, que puseram em circulação sujeitos, saberes e objetos, envolvendo acordos com agências internacionais, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de saúde pública. O plano de trabalho a ser desenvolvido durante o estágio de pesquisa nos Estados Unidos tem o objetivo de possibilitar uma incursão nos arquivos da New York Academy of Medicine e no Rockefeller Archive Center, com vistas ao levantamento de documentos produzidos pelas duas entidades, acompanhado da sistematização e análise dessas fontes.

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