Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito terapêutico in vivo do extrato de crocus sativus (açafrão-verdadeiro) na osteoporose e possível efeito na prevenção de perda óssea mandibular.

Processo: 24/17799-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Karina Fittipaldi Bombonato Prado
Beneficiário:Leticia Luzin
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Mandíbula   Osteoporose   Ratas   Remodelação óssea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:açafrão-verdadeiro | mandíbula | osteoporose | ratas | remodelação óssea

Resumo

A osteoporose é uma doença crônica e debilitante, que representa um dos maiores desafios à saúde, nas últimas décadas, afetando principalmente mulheres na prémenopausa e idosos. O tratamento atual para esta doença é a reposição hormonal do estrógeno, mas esse pode causar diversos efeitos colaterais como desenvolvimento de câncer e doenças cardiovasculares. Entretanto, uma alternativa para realizar o tratamento da osteoporose seria o uso de substâncias estratégicas não farmacológicas de origem nutricional, como o Crocus sativus, composto por safranal e crocetina, conhecido popularmente como Açafrão-verdadeiro, com grande potencial antioxidante e antiinflamatório. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo analisar in vivo, se o Crocus sativus é capaz de estimular manter a remodelação óssea e minimizar a perda de tecido ósseo em ratas com osteoporose. Para este fim, utilizaremos 36 ratas Wistar Hannover fêmeas divididas em 4 grupos: sham, sham + administração de 50mg/kg Crocus sativus (SHAM/CS), grupo ovariectomizado (OVX) e ovariectomizado + 50mg/kg Crocus sativus (OVX/CS). O Crocus sativus e a água serão administrados por sonda gástrica por 3 meses, 3 vezes por semana. Depois desse período, será retiradas a mandíbula para a produção de lâmina histológicas para análise qualitativa e quantitativa. Os parâmetros a serem avaliados serão análise qualitativa e quantitativa da remodelação óssea do corpo e do processo alveolar mandibular, com quantificação de trabéculas ósseas e osteócitos. Todos os dados quantitativos serão submetidos por análise estatística adequada para p<0.05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)