Busca avançada
Ano de início
Entree

Teatro Experimental do Negro: caminhos pedagógicos para arte-educação

Processo: 24/14244-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Denise Pereira Rachel
Beneficiário:Sara Guimarães da Silva
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte-educação   Educação antirracista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abdias Nascimento | arte-educação | Educação Antirracista | Pedagogia do Teatro | Teatro Experimental do Negro - TEN | Teatro Experimental do Negro / Pedagogia do Teatro

Resumo

O projeto propõe ações coletivas, artísticas e educacionais para estudos sobre o Teatro Experimental do Negro - TEN, criado em 1944 por Abdias do Nascimento e mantido até 1961 pelo seu coletivo teatral formado por artistas extremamente importantes para a cena artística brasileira, dentre essas pessoas, nomes como Ruth de Souza, Haroldo Costa, Léa Garcia e José Maria Monteiro estiveram presentes em sua existência. A proposta está pautada em estudar a relevância do Teatro Experimental do Negro contra o racismo e estruturas coloniais na arte e na educação, mapeando a trajetória do mesmo em nosso território durante a sua atuação e seus desdobramentos após o seu fim. A pesquisa pretende promover estudos práticos laboratoriais com jovens de faixa etária entre quinze e dezessete anos para estudar, em conjunto, qual a importância do TEN na estrutura das escolas formais e como o mesmo pode ser utilizado como base para compreensão sociopolítica do Brasil, além de ocupar um espaço de combustível para criação artística e teatral dentro do Ensino Médio. A perspectiva do planejamento se baseia no ideal de sala de aula enquanto comunidade, pensado por bell hooks, professora universitária e ativista pelo direito das pessoas negras nos Estados Unidos. Além disso, é proposto trabalhar sobre o tema do antirracismo com naturalidade e maturidade com os estudantes, com o intuito de fomentar o pensamento crítico e consciente sobre as bases que estruturam a sociedade em que vivemos e ressignificar tal problemática por caminhos artísticos, tal qual Abdias do Nascimento propôs em vida com o TEN, abrindo espaço para responder por exemplo: Como se dão as aulas de arte a partir dos conhecimentos antirracistas levantados pelo Teatro Experimental do Negro?

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)