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Dispositivos de entrada de conhecimentos tradicionais no ensino superior: a experiência da UFMG

Processo: 24/12321-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Marina Ribeiro Romero
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Encontro de saberes   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimentos Tradicionais | Encontro de Saberes | Ensino Superior | Antropologia da Educação/ do conhecimento

Resumo

Em diversas universidades, os saberes associados a povos indígenas e, maisamplamente, a povos ditos tradicionais, têm ganhado mais espaço, graças à criação dedispositivos pedagógicos e administrativos que incentivam e regulamentam sua presença nosespaços de produção científica, em um diálogo horizontal. O presente projeto visacompreender este fenômeno a partir das ações desenvolvidas em uma universidadeespecífica, a Universidade Federal de Minas Gerais, que têm se destacado no cenárionacional pelo volume de atividades que realiza com o objetivo de valorizar saberes e práticasoriundos de regimes de conhecimentos outros que o acadêmico. Dentre essas açõesdestacam-se aquelas realizadas no âmbito de um dos principais programas que tempromovido a entrada de conhecimentos tradicionais nas universidades brasileiras, o ProgramaEncontro de Saberes. Criado por José Jorge de Carvalho, antropólogo e docente daUniversidade de Brasília (UNB) em 2010, o programa foi implementado por 14universidades brasileiras, e tem ocorrido na UFMG desde 2014. Do ponto de vistametodológico a pesquisa prevê um mapeamento de diferentes ações empreendidas pelaUFMG, como eventos, disciplinas e projetos de extensão através da análise do site dauniversidade, suas redes sociais e documentos internos, e uma etnografia do desenvolvimentode uma das disciplinas do programa Encontro de Saberes oferecidas na UFMG. Serãotambém realizadas entrevistas com mestres de saberes tradicionais, professores e alunos destadisciplina; mapear as concepções de cultura e saberes tradicionais em jogo e entender asconcepções do termo "mestre" e seus mecanismos de escolha.

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