Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito antiviral dos derivados de geraniol G2 e G3 contra o hRSV em cultivo de célula A549: Uma avalição dos mecanismos de ação.

Processo: 25/02113-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Fátima Pereira de Souza
Beneficiário:Laura Picker Gallas Mussacredi
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Antivirais   Virologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antiviral | Geraniol | Rsv | Virologia

Resumo

O hRSV (vírus sincicial respiratório humano) é um dos principais responsáveis pela Sín-drome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que resulta na hospitalização de milhões de pessoas globalmente. Os casos graves da infecção acometem principalmente crianças de até dois anos, idosos e pessoas imunocomprometidas, que podem desenvolver sequelas crônicas. A progressão da infecção ao trato respiratório inferior intensifica os sintomas e demanda mais recursos para o tratamento, o que representa um custo elevado para a eco-nomia mundial. Ademais, o hRSV é altamente contagioso, frequentemente gerando super-lotação em hospitais sazonalmente, mas ainda sem tratamentos específicos para conter os danos da infecção. A ribavirina é amplamente utilizada no tratamento contra infecções virais, mas há contraindicações e efeitos colaterais relacionados ao seu uso. Existem me-didas profiláticas para os grupos de risco, como os anticorpos monoclonais Palivizumabe e Nirsevimabe, além das vacinas recentemente aprovadas, Abrysvo e Arexvy. Embora eficazes essas medidas não estão disponíveis para toda a população, assim a busca por novos antivirais é um tema importante e necessita pesquisas para encontrar moléculas an-tivirais e diversificadas. Nesse contexto, a investigação por moléculas de origem natural tem sido alvo de pesquisas. Há destaque para as chalconas e monoterpenos, que são pro-dutos do metabolismo secundário de plantas e já foram relatadas anteriormente na literatu-ra pela sua ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antiviral. Dessa forma, este projeto visa dar continuidade na investigação da ação de derivados dessas classes de moléculas e analisar seu mecanismo in vitro, por meio de ensaios antivirais. Ademais, pretende-se en-tender o mecanismo pelo qual os compostos agem sob o ciclo do vírus in vitro e, assim, descrever esse mecanismo de ação. Ao final do projeto, pretende-se determinar a potencial ação antiviral dos compostos estudados e estabelecer novos potenciais candidatos para o tratamento contra a infecção do hRSV.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)