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Experiência estética e negatividade da arte

Processo: 25/01315-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Rúrion Soares Melo
Beneficiário:Ricardo Ribeiro Lira da Silva
Supervisor: Juliane Rebentisch
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Hochschule Für Bildende Künste Hamburg, Alemanha  
Vinculado à bolsa:22/08521-9 - Espontaneidade e subjetivação da dominação: a atualidade da teoria crítica da música de Theodor W. Adorno, BP.PD
Assunto(s):Theodor W. Adorno   Estética   Filosofia da música   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | Albrecht Wellmer | estética | Filosofia da Música | Teoria Crítica | Theodor W | Teoria Crítica

Resumo

Esta proposta é parte do meu projeto de pós-doutorado em andamento, intitulado "Espontaneidade e a subjetivação da dominação: uma atualização da teoria crítica da música de Adorno". Neste projeto, exploro os complexos desdobramentos da recepção crítica da estética de Adorno pela chamada "segunda geração" da Teoria Crítica, especialmente no que diz respeito à compreensão da relação entre arte, política e sociedade. Nesse contexto, durante o estágio de pesquisa proposto na HFBK Hamburg, pretendo abordar a questão da relação entre experiência estética e a negatividade da arte, com foco no trabalho de Wellmer. Por um lado, o deslocamento de Wellmer em direção à dimensão comunicativa da experiência estética, em larga medida próximo à virada comunicativa de Habermas, evidencia os limites da teoria adorniana, particularmente no que tange aos pressupostos metafísicos e histórico-filosóficos subjacentes ao seu conceito de material artístico. Por outro lado, especialmente em seus escritos posteriores sobre música, Wellmer retoma Adorno ao reformular o problema da negatividade da experiência estética em termos de sua relação com o mundo e com outras prática. Wellmer não apenas tenta traduzir a dimensão negativa da experiência estética em termos hermenêutico-comunicativos, mas também, por meio da análise de tendências do repertório musical contemporâneo, aponta para sua manifestação concreta de maneira mais pluralista do que a teoria adorniana permitiria. Nesse sentido, o objetivo central desta pesquisa é examinar até que ponto essa nova articulação entre experiência estética e negatividade - que também envolve uma reformulação de conceitos centrais como a obra de arte, a autonomia da arte, bem como a formulação de uma concepção pluralista, mas não relativista, de material artístico - pretende superar as limitações do modelo adorniano, sem abandonar seu ímpeto crítico.

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