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Esclarecendo Feedback e o Debrifing no Ensino Baseado em Simulação: Revisão de Escopo

Processo: 25/03357-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Daniele Mello
Instituição Sede: Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP). Campus Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Feedback
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:debriefing | Educação baseada em simulação | Educação de profissionais da área da saúde | Educação Médica | Feedback | Simulação Clínica | Educação médica

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral clarificar o conceito de feedback e debriefing no contexto de ensino baseado em simulação, com base nas evidências da literatura e como objetivos específicos 1) Analisar e compilar as principais práticas de feedback e debriefing recomendadas no ensino baseado em simulação; 2) Identificar quais os antecedentes e os consequentes dos conceitos de feedback e debriefing e 3) Identificar em quais competências e de que tem sido utilizado o feedback e o debriefing no ensino baseado em simulação. Trata-se de estudo de revisão de escopo. A seleção dos estudos será guiada pela pergunta: "Como o debriefing e feedback são aplicados nas estratégias de ensino em saúde no contexto das simulações clínicas?". A busca será realizada nas bases: National Library of Medicine (PubMed), SCOPUS, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science, com base nos seguintes descritores em saúde e termos alternativos: Aprendizagem; Educação em Saúde; Treinamento por Simulação; Debriefing; Feedback. Serão inclusos: estudos primários, estudos de revisões sistemáticas, metanálises, metassínteses, revisões integrativas, livros e literatura cinzenta. O protocolo de busca foi registrado na plataforma Open Science Framework (OSF), sob o DOI: 10.17605/OSF.IO/J6CBN. Será utilizado como apoio o software Endnote. Os estudos inclusos serão numerados e denominados de estudo (E), analisados segundos os objetivos propostos e apresentados na forma de quadros e relatório discursivo. Para apresentação dos resultados será seguida a diretriz e lista de verificação PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR) (Tricco et al., 2018).

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