Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino de literatura na pós-graduação em letras da unesp: perspectivas didáticas

Processo: 23/01997-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Patrícia Dalla Torre
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de literatura   Formação de professores   Pós-graduação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Didática da literatura | Ensino de literatura | formação de professores | pós-graduação | Ensino de Literatura

Resumo

Este projeto de doutorado busca investigar as perspectivas didáticas que são exteriorizadas pelo debate sobre ensino de literatura nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação da área de Letras da Unesp, a saber: Letras, da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAs), campus de Assis; Estudos Literários, da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), campus de Araraquara e Letras, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), campus de São José do Rio Preto. Recorrer-se-á ao estado da arte (FERREIRA, 2002) para reunir produções bibliográficas de 1979, início da fundação dos programas de pós-graduação, até 2022. Discute-se o objeto literário como elemento pedagógico e o impacto desse debate na formação de professores de literatura. Utiliza-se da articulação entre perspectivas metodológicas qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2015) e quantitativa (GATTI, 2004; LOPES, 2006), tendo em vista que o corpus consiste em 58 teses/dissertações, bem como de análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 2015) e categorização (BARDIN, 2002). A pertinência social e científica desta investigação consiste em compreender como a didatização da literatura é abordada nas pesquisas da pós-graduação em Letras, um espaço fundamental de fomento à formação de professores de literatura que atuam em escolas públicas da educação básica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)