Busca avançada
Ano de início
Entree

Bullying, cyberbullying e suas associações com acesso a tecnologias e saúde mental de escolares

Processo: 25/02909-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Jorge Luiz da Silva
Beneficiário:Izabella Galo Marques
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Internet   Saúde mental   Smartphone   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | cyberbullying | Internet | Saúde Mental | Smartphone | Desvios da conduta

Resumo

O uso problemático de tecnologias digitais na adolescência restringe o tempo para interações sociais e pode estimular comportamentos agressivos e situações de violência, como o bullying e o cyberbullying, que ocasionam prejuízos à boa convivência e à saúde mental. Assim, o objetivo geral deste estudo é identificar a prevalência de agressão e vitimização por bullying e cyberbullying em estudantes brasileiros e analisar sua associação com variáveis de saúde mental e de acesso e utilização de celulares, computadores e internet. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional, com dados de acesso público provenientes da quarta edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Participaram da pesquisa 159.245 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de 4253 escolas públicas e privadas situadas em zonas urbanas e rurais de todo o território nacional. A coleta de dados foi realizada em escolas por funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alunos responderam um questionário autoaplicável. Na análise de dados será testado um modelo de associação entre bullying, cyberbullying, variáveis sociodemográficas, de saúde mental e de acesso a tecnologias, por meio de regressão logística com estimativas de odds ratio e respectivos IC95%. Espera-se que os resultados ajudem a identificar associações entre bullying, cyberbullying, saúde mental e acesso a tecnologias, bem como possam fundamentar estratégias interventivas visando a promoção de saúde mental de adolescentes e a prevenção e redução da violência escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)