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Caminhos e Desafios - o impacto das Ações Afirmativas para Indígenas e Quilombolas na Gestão Político-Pedagógica Universitária

Processo: 25/04275-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:José Maurício Paiva Andion Arruti
Beneficiário:Andreia Rosalina Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10271-3 - Indígenas e quilombolas no Ensino Superior: Análise das políticas de acesso e permanência das instituições públicas destinadas a estudantes indígenas e quilombolas, AP.PP
Assunto(s):Ação afirmativa   Ensino superior   Povos indígenas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Antropologia da Educação | diálogo de saberes | Ensino Superior | populações quilombolas | Povos Indígenas | Populações tradicionais, políticas de reconhecimento e e processos educativos

Resumo

Analisar as alterações produzidas sobre o campo acadêmico e institucional universitário com a entrada de indígenas e quilombolas no diálogo político-acadêmico, seja por meio do ingresso de estudantes e dos programas de permanência, seja por meio de outras formas de reconhecimento, como a atribuição de títulos de doutorado por notório saber, a criação de cátedras indígenas e quilombolas, as mudanças curriculares, a criação de cotas para professores, entre outras. Investigar como tais iniciativas têm impactado a Universidade pontualmente, em termos administrativos e orçamentários, mas também mais extensamente, ao propor e provocar transformações em suas concepções de ciência e autoria, na organização dos percursos formativos especiais e na reorganização dos cursos, na alteração das bibliografias dos cursos ou mesmo nos processos e critérios de avaliação do desempenho acadêmico. Esta pesquisa busca, portanto, analisar os efeitos da presença indígena e quilombola sobre a vida institucional das universidades e sobre a produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, baseado em estudos conduzidos em duas universidades que se destacam pelas iniciativas neste sentido: a UnB e a UFOPA. (AU)

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