Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta comportamental antipredatória em presas de peixes sobre o efeito de reintrodução de Salminus brasiliensis (Cuvier 1816)

Processo: 25/02514-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Thiago Deruza Garcia
Beneficiário:Maria Clara Cazaroto da Rocha
Instituição Sede: Centro Universitário Faculdades Integradas de Ourinhos. Fundação Educacional Miguel Mofarrej. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento   Ictiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento | Ingenuidade Ecológica | Predador-presa | Prey-naiveté | Ictiologia

Resumo

A predação é uma das principais forças que afeta negativamente a estrutura das comunidades, influenciando diretamente a densidade e o comportamento das espécies de presas. A teoria da ingenuidade ecológica das presas (Prey naïveté) é observada em situações em que estas são incapazes de reconhecer ou responder de forma eficiente às ameaças de predação, não exibindo mecanismos comportamentais antipredatórios adequados. Este trabalho terá como objetivo avaliar, por meio de um modelo experimental, se presas nativas serão capazes de reconhecer uma ameaça de predação e desenvolver respostas anti-predatórias sob o efeito direto e indireto de um predador nativo (Salminus brasiliensis). Espera-se que os resultados auxiliem na compreensão das dinâmicas ecológicas envolvendo predadores nativos e presas, contribuindo para estratégias de reintrodução de espécies nativas. Além disso, prevê-se que o S. brasiliensis causará impacto sobre as comunidades de presas, reduzindo suas densidades por meio do contato direto. Quando expostas aos sinais químicos emitidos pelo predador, espera-se que as presas apresentem alterações comportamentais que indiquem tentativas de evasão ou minimização do risco de predação. Esses achados poderão fornecer subsídios importantes para a conservação e o manejo de ecossistemas aquáticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)