Busca avançada
Ano de início
Entree

Equidade na Saúde de Estudantes no Ensino Superior: Questões sobre Saúde Física, Mental e Acesso aos Serviços

Processo: 25/02461-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Jacqueline do S Costa Teixeira Caramori
Beneficiário:Eliza Sandoval Vieira Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Desigualdade   Ensino superior   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autodeclaração cor | desigualdade | Ensino Superior | iniquidade | política pública | Saúde | não se aplica

Resumo

A construção de uma universidade verdadeiramente inclusiva e equitativa no século XXI está diretamente associada à implementação e ao fortalecimento de ações afirmativas, e deve preocupar-se com a saúde integral da comunidade acadêmica, promovendo um ambiente acolhedor e culturalmente sensível, onde estudantes de diferentes origens socioeconômicas, étnico-raciais e territoriais possam se sentir pertencentes e se desenvolver plenamente. A investigação da tríade saúde física, saúde mental e acesso aos serviços de saúde é justificada pela relação indissociável entre esses aspectos na promoção do bem-estar integral do estudante universitário. Problemas de saúde física podem desencadear ou agravar questões de saúde mental, e vice-versa, criando um ciclo que afeta significativamente a qualidade de vida e o desempenho acadêmico. Além disso, o acesso aos serviços de saúde é um fator determinante na prevenção, identificação precoce e tratamento adequado de condições físicas e mentais. A hipótese central é que a investigação integrada da saúde física, mental e do acesso aos serviços de saúde dos estudantes universitários revelará disparidades fundamentadas em marcadores sociais, particularmente entre estudantes que ingressaram por ações afirmativas e aqueles que ingressaram por ampla concorrência. Objetivo consiste em investigar as condições de saúde física, mental e o acesso aos serviços de saúde de estudantes no ensino superior, com foco nos desafios e estratégias de enfrentamento relacionados à saúde mental de ingressantes por ações afirmativas; e especificamente mapear condições crônicas de saúde; avaliar o acesso e as barreiras aos serviços de saúde, considerando o conhecimento dos serviços disponíveis; analisar os impactos da discriminação e racismo, reconhecendo as consequências para a saúde mental e investigar estratégias de enfrentamento, observando apoio social, recursos culturais e comunitários, práticas de autocuidado e suporte institucional. A pesquisa será aplicada para estudantes matriculados na Universidade Estadual Paulista, que reserva 50% de suas vagas para ações afirmativas. A amostragem será intencional, incluindo participantes de diferentes cursos, anos de estudo e contextos socioeconômicos para garantir diversidade. Será Pesquisa quantitativa e qualitativa (método misto); com aplicação de questionários para coletar dados sobre saúde física e experiências de discriminação e qualitativo: Exploração de relatos de experiências individuais e coletivas. Espera-se reconhecimento situacional das condições de saúde nessa amostra que será estratificada por grupos raciais e sociais; contribuição institucional com subsídios para a elaboração de programas de atenção e protocolos para identificação e combate ao racismo institucional. O estudo visa não apenas identificar as disparidades e desafios enfrentados pelos estudantes universitários, mas fornecer subsídios para a criação de relatos que promovam um ambiente acadêmico mais inclusivo e equitativo, garantindo o bem-estar e a permanência de todos os estudantes, especialmente aqueles que ingressaram por meio de ações afirmativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)