Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de lipossomas catiônicos para a veiculação de vacinas gênicas por via intramuscular para tratamento do câncer de mama.

Processo: 24/21774-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Marcela Tavares Luiz
Beneficiário:Julia Maria Costa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Nanovacinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:DNA plasmidial | Imunovigilância | lipossomas cationicos | Nanovacinas | Farmacotécnica

Resumo

O câncer de mama apresenta elevada prevalência mundial, sendo a principal causa de morte por câncer entre mulheres. O tratamento a ser realizado depende do subtipo molecular (luminal A, luminal B, HER2 e triplo negativo) do câncer diagnosticado, podendo ser realizado procedimento cirúrgico, radioterapia e terapia sistêmica. Apesar do avanço no tratamento sistêmico observado nas últimas décadas, o aparecimento de diversos efeitos adversos e de mecanismos de resistência à fármacos torna a terapia de câncer de mama ainda um desafio. Neste contexto, a imunoterapia contra o câncer tem sido investigada com a finalidade de reduzir a imunossupressão observada no microambiente tumoral e possibilitar que as próprias células do sistema imunológico possam atuar na indução da morte das células tumorais. Dentre as imunoterapias, as vacinas de DNA plasmidial (pDNA) codificando antígenos associados a tumores (TAA) têm demonstrado potencial na indução da expressão desses antígenos pelas células dendríticas para apresentação e ativação de linfócitos T citotóxicos e auxiliares. Para que ocorra a transfecção do material genético nas células dendríticas, sistemas de liberação nanoestruturados têm sido investigados para o transporte de pDNA, como lipossomas, dando origem às nanovacinas. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento e caracterização de lipossomas catiônicos como uma plataforma para a administração intramuscular de vacinas de pDNA. Os lipossomas serão desenvolvidos utilizando o método de hidratação do filme lipídico seguido de ultrassonicação e avaliados com relação às suas características físico-químicas (tamanho, morfologia, potencial zeta e eficiência de complexação do pDNA contendo o gene que codifica a proteína verde fluorescente - GFP), citotoxicidade e capacidade de internalização e a expressão da proteína GFP em células apresentadoras de antígenos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)