Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do atraso do reforço sobre o desempenho em intervalo-variável: um teste dos "princípios matemáticos do reforçamento"

Processo: 25/04909-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Lucas Couto de Carvalho
Beneficiário:Gabriel de Matos Leal Alves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atraso do reforço | intervalo variável | Mpr | ratos | Análise do Comportamento

Resumo

Desde a primeira formulação da Lei do Efeito tem sido dada importância à relação temporal entre comportamento e consequência. Resultados de diversas pesquisas experimentais sobre o atraso do reforço deram base para a formulação de vários modelos teóricos do comportamento. O presente trabalho é planejado para investigar o atraso do reforço a partir do modelo teórico dos "Princípios Matemáticos do Reforçamento" (MPR: do inglês Mathematical Principles of Reiforcement), objetivando testar o efeito desses atrasos no modelo matemático descrito para esquemas de intervalo variável (VI). Para isso, 12 ratos responderão sob uma sequência crescente de valores de intervalos médios dos esquemas VI, sendo divididos em dois grupos, Grupo Atraso e Grupo Imediato. No primeiro, haverá um atraso do reforço de 4 s para todos os valores do VI. No segundo, os reforços nos esquemas serão imediatos. Espera-se, para ambos os grupos, observar uma função em formato de U-invertido, relacionando taxa de respostas com taxa de reforços. No entanto, prevê-se que as taxas de respostas, nos valores intermediários e mais altos das taxas de reforços, permanecerão em níveis mais baixos para os ratos do Grupo Atraso do que para os ratos do Grupo Imediato, conforme previsto pelo MPR. Taxas de respostas nos valores mais baixos das taxas de reforços, no entato, deverão permanecer similares entre os grupos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)