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Estudo da contribuição da participação na Pré-Iniciação Científica para a continuidade na carreira científica

Processo: 25/01731-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2029
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Pedro Cardoso de Araujo
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/12895-1 - Processos avançados para a degradação de poluentes emergentes: materiais catalíticos, sensores eletroanalíticos e divulgação científica, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carreira científica | ensino de ciencias | pré-iniciação científica | Química | teoria da Autodeterminação | Ensino de Ciências e Química

Resumo

Na atual realidade em que o Brasil se encontra, percebe-se o quanto é necessário o incentivo para que os alunos prossigam em seus estudos, ou seja, saiam da educação básica para o ensino superior, contribuindo assim com a pesquisa científica. No entanto, o que tem ficado evidente é um declínio no interesse dos jovens em seguir a carreira de cientista, principalmente na área das disciplinas específicas envolvendo as Ciências, como a Química. Tudo isso tem gerado uma preocupação não apenas para os gestores escolares, mas também para o país como um todo, tendo em vista que prejudica o desenvolvimento da Ciência. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo estudar a contribuição de um Programa de Pré-Iniciação Científica para a motivação em seguir a carreira científica, utilizando a Teoria da Autodeterminação como referencial teórico. Essa pesquisa é do tipo quanti-quali. Para identificar os impactos da participação no programa na vida dos bolsistas, será realizado contato direto com o ambiente e o público-alvo. Consequentemente, serão aplicados questionários em três escolas públicas para todos os alunos da 1ª série do ensino médio, além de serem conduzidas entrevistas semiestruturadas com alunos bolsistas e professores, seguindo um roteiro preestabelecido. Espera-se, com isso, gerar percepções significativas sobre o papel do programa e verificar em quais aspectos ele contribui para amenizar essa lacuna de desinteresse em ser um pesquisador, além de entender o quanto supre as necessidades psicológicas básicas dos estudantes. (AU)

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