Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do uso de túnel plástico de polietileno no manejo em jardim clonal, para o equilíbrio nutricional e fisiológico de cepas de espécies florestais nativas e de eucalipto.

Processo: 25/08496-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Caio Gomide Otoni
Beneficiário:Maria Isabel dos Santos Barbosa Barreto
Instituição Sede: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE)
Vinculado ao auxílio:21/05251-8 - Proposta de criação do Centro de Engenharia de Plasticultura, AP.PCPE
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:métodos de manejo | minijardim | minitunel | Viveiro Florestal, clonagem, manejo

Resumo

Atualmente, existem vários métodos para produção de mudas, um dos mais utilizados por empresas que cultivam eucalipto é o métodode propagação clonal por miniestaquia. Esse método garante a multiplicação de genótipos e famílias superiores ou de multiplicação degrupos de indivíduos que representem a variabilidade genética de uma população. A técnica de multiplicação por estaquia depende daformação de um minijardim clonal, no qual as cepas das plantas que serão multiplicadas devem estar em ótimo equilíbrio nutricional efisiológico, do contrário as mesmas não produzirão estacas em quantidades e com qualidade que garanta uma boa taxa deenraizamento. Para garantir que ao longo do ano haja um equilíbrio nutricional e fisiológico das cepas do minijardim clonal, um dosfatores importantes é que não haja grande variação de umidade e temperatura ao longo das 24h do dia. Desta forma, o estudo emquestão tem como objetivo avaliar a influência do uso de estufins (túnel plástico) sobre o minijardim clonal de dois materiais genéticosdo gênero Eucalyptus (AEC 144 e IPB1) e duas monopregenies de espécies florestais brasileiras (baru e jatobá) tanto na presença dominitunel quando sem, buscando obter melhoria no manejo do minijardim clonal, na produção de brotos e nas taxas de enraizamento,devido ao aumento da qualidade das estacas produzidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)