Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação imunohistoquímica do reparo ósseo com o uso de micro-hidroxiapatita e nano-hidroxiapatita associadas ao beta-tricálcio fosfato. Estudo em calvária de ratos.

Processo: 25/05819-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Daniela Ponzoni
Beneficiário:Maria Eduarda Asman Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Fosfatos de cálcio   Regeneração óssea   Implantodontia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Fosfatos de cálcio | regeneração óssea | Implantodontia

Resumo

Dentre os inu¿meros biomateriais utilizados nas te¿cnicas de enxertia, para a reabilitac¿a¿o o¿ssea e posterior terapia com implantes denta¿rios, as cera¿micas bifa¿sicas tem se mostrado como uma opc¿a¿o promissora. As diferentes propriedades fi¿sicoqui¿micas entre as cera¿micas bifa¿sicas interferem no tempo e na qualidade de neoformac¿a¿o o¿ssea atrave¿s das variac¿o¿es de porosidade, no tamanho de parti¿culas e nas diferentes concentrac¿o¿es entre hidroxiapatita e beta-trica¿lcio fosfato. O objetivo do presente estudo sera¿ avaliar o reparo o¿sseo de cavidades cri¿ticas em calva¿ria de ratos utilizando duas cera¿micas bifa¿sicas particuladas, sendo a micro e a nano hidroxiapatita associadas ao beta-trica¿lcio fosfato, em diferentes concentrac¿o¿es, por meio da análise imunohistoquímica. Para tal, serão selecionados 72 ratos Wistar machos, divididos de forma randomizada em quatro grupos de acordo com os biomateriais testados: coa¿gulo sangui¿neo (CS); GenPhos® com a concentrac¿a¿o de 70/30 (GP) contendo micro-Hidroxiapatita; Blue Bone® com a concentrac¿a¿o 80/20 (BB) contendo nano-Hidroxiapatita; e Bio-Oss® (BO). Os animais tera¿o a confecc¿a¿o do defeito cri¿tico de 5mm na calva¿ria com auxi¿lio da broca trefina na regia¿o central do osso parietal. Apo¿s enxertia, todos defeitos sera¿o recobertos por membrana reabsorvi¿vel (Green Membrane®). Apo¿s o peri¿odo de 7, 14 e 28 dias os animais sera¿o eutanasiados em cada grupo, contendo 6 animais por tempo de ana¿lise. Por fim, as peças serão processadas por método histológico e encaminhadas para análise imunohistoquímica, com posterior comparação entre os grupos avaliados, que será realizada através do software Sigma Plot 12.0 com adoção do nível de significância P<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)