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Processo: | 25/04679-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2025 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2028 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes |
Pesquisador responsável: | Ana Paula Cavalcanti Simioni |
Beneficiário: | João Victor Rossetti Brancato |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Arte moderna História da arte |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | arte moderna | Boêmia | Grupos Artisticos | história da arte no Brasil | Relações de sociabilidade | História da Arte |
Resumo O objetivo da pesquisa é investigar as condutas e estratégias de artistas cariocas relacionadas à definição e promoção de uma arte moderna na Primeira República. Partindo-se da historiografia que defende a difusão de modernismos múltiplos no Brasil, toma-se como enquadramento o período de 1890 a 1922, isto é, da fundação da Escola Nacional de Belas Artes até a Semana de Arte Moderna de São Paulo. Interessa verificar a agência coletiva de uma geração de artistas no Rio de Janeiro que se apropriou de comportamentos e valores boêmios à época, de forma a compreender como esses sujeitos defenderam e difundiram noções, condutas e práticas alinhadas a valores modernos no campo artístico brasileiro antes e em concomitância aos chamados modernistas. Ao privilegiar as relações sociais e posturas públicas dos artistas ao exame de suas obras, a investigação atenta-se a outros critérios de reflexão para a história da arte moderna, como o posicionamento político e moral dos artistas, a sua postura nas esferas artística e pública, e o seu associativismo como meio de construção da reputação e projeção de valores modernos. Assim, espera-se contribuir com a superação da clivagem historiográfica "acadêmicos" x "modernos". Servem como fontes primárias centrais as críticas e notas de imprensa sobre arte e os arquivos privados de artistas e intelectuais em coleções públicas e privadas brasileiras. | |
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