Busca avançada
Ano de início
Entree

Impactos do ruído de tráfego rodoviário na vocalização de Bokermannohyla hylax (Anura: Hylidae)

Processo: 25/10797-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Cinthia Aguirre Brasileiro
Beneficiário:Eduardo de Souza Vicente
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Amphibia   Bioacústica   Conservação   Herpetologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amphibia | Bioacústica | comunicação sonora | Conservação | Herpetologia

Resumo

Durante o período reprodutivo, a maioria das espécies de anuros depende da vocalização para atrair parceiros e defender territórios. No entanto, a crescente poluição sonora gerada por atividades antrópicas pode interferir na transmissão desses sinais, comprometendo o sucesso reprodutivo e. consequentemente, a persistência das populações. Os anuros podem modificar parâmetros acústicos como frequência, duração e taxa de emissão dos cantos em resposta ao ruído ambiente, mas tais estratégias podem implicar custos fisiológicos elevados. Diante disso, esse projeto tem como objetivo investigar os efeitos do ruído rodoviário sobre a atividade de vocalização de Bokermannohyla hylax, espécie endêmica da Mata Atlântica, frequentemente registrada em fragmentos florestais sob influência antrópica. Especificamente, buscamos: 1) caracterizar os padrões anuais e diários de vocalização de B. hylax em riachos com diferentes níveis de exposição ao ruido do tráfego, 2) avaliar a influência de variáveis meteorológicas sobre a atividade vocal, e 3) investigar de que forma a intensidade de tráfego afeta parâmetros temporais e espectrais dos cantos, bem como início e duração do turno diário de vocalização. Para isso, utilizamos gravadores autônomos instalados em dois riachos do Parque Ecológico Imigrantes (PEI) em São Bernardo do Campo, São Paulo. A intensidade do tráfego será estimada a partir de dados horários do fluxo de veículos registrado por uma praça de elo pedágio localizada nas proximidades do PEI. Os resultados esperados contribuirão para a compreensão dos efeitos da poluição sonoras sobre a comunicação acústica em ambientes naturais e fornecerão subsídios importantes para estratégias de conservação de anfíbios em áreas próximas de rodovias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)