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Distinção e globalização: a formação dos espaços transnacionais do gosto

Processo: 25/01011-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2026
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Michel Nicolau Netto
Beneficiário:Michel Nicolau Netto
Pesquisador Anfitrião: Frederic Lebaron
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris-Saclay, França  
Assunto(s):Globalização   Sociologia da cultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital cultural | Cosmopolitismo | Distinção | Globalização | Sociologia da cultura

Resumo

A relação entre classe e cultura ganhou grande fôlego com os trabalhos de Pierre Bourdieu, em especial com a publicação de A Distinção, em 1979. Com frequência esse livro foi interpretado como tendo a premissa de que o capital cultural se relacionava necessariamente com o manejo competente de um gosto por alta cultura, algo predominante na fração de classe rica nesse capital. O fato de que diversas pesquisas recentes tenham demonstrado a perda da importância da alta cultura como produtora de distinção nas sociedades contemporâneas levou ao questionamento sobre a própria correção do conceito de capital cultural. Outras pesquisas, contudo, argumentaram que o capital cultural assumiu novas formas e nos propõem compreendê-las. Em um contexto de globalização, o debate sobre capital cosmopolita ganhou corpo como uma forma emergente de capital cultural. O argumento elaborado a partir de pesquisas empíricas aponta que um gosto de orientação não nacional seria hoje fonte de distinção e de formação de fronteiras entre as classes. Este projeto parte dessa discussão, mas entende que ela carece de melhores compreensões sobre a formação de novos espaços na globalização. Para tanto, esta pesquisa fará uso de dados produzidos no Brasil (pesquisa Para Além d'A Distinção) e na Europa (pesquisa Invent) para propor uma análise comparativa entre Brasil e França que nos permita mapear os espaços transnacionais do gosto que são acessados de maneira distintiva pelas classes sociais. Além disso, se propõe a investigar a produção de hierarquias simbólicas em um domínio cultural: o mercado de turismo. Dessa forma, busca-se dar conta do objetivo principal de compreender como a globalização impacta os processos de distinção. (AU)

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