Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcadores Geoquímicos de Temperatura e da Composição da Matéria Orgânica Sedimentar como Indicadores de Mudanças Ambientais na Baía do Almirantado, Antártica.

Processo: 24/22739-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2029
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Química
Pesquisador responsável:Cesar de Castro Martins
Beneficiário:Yasmym Schutz de Vincenzi Weirich
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/12551-8 - Conexões bentônicas em altas latitudes do Hemisfério Sul: BECOOL, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Antártica   Carbono   Isótopos estáveis   Marcador molecular   Mudança climática   Nitrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antártica | carbono | isotopos estáveis | marcadores moleculares | Mudanças Climáticas | Nitrogênio | Geoquímica marinha e mudanças climáticas

Resumo

A Península Antártica é considerada uma região de grande importância para estudos da mudança climática em curso devido a sua localização geográfica e condições naturais severas, além da baixa interferência humana. Para tal, o estudo dos processos que levam a oscilações ambientais de curta e longa escala de tempo, por fatores naturais e/ou antrópicos, pode ser realizado através da caracterização da matéria orgânica (MO) sedimentar, já que esta apresenta componentes moleculares que possuem uma estrutura químicaestável e resistente aos processos diagenéticos. Tendo em vista que a variação da temperatura da superfície do mar está relacionada a efeitos sinérgicos de modificação nos ciclos biogeoquímicos, a aplicação de marcadores biogeoquímicos para estudar os processos de mudanças ambientais, como as variações de temperatura e de produção de MO, fornece evidências diretas de como o ambiente Antártico responde temporalmente a tais alterações. Tradicionalmente, tais mudanças são avaliadas através do conteúdo de carbono orgânico total (COT), nitrogênio total (NT) e suas respectivas razões isotópicas (¿13C e ¿15N). Entretanto, respostas mais robustas são obtidas através de (bio)marcadores moleculares como, por exemplo,n-alcanos, n-alcanóis, esteróis, isoprenóides altamente ramificados e GDGTs, graças a especificidade com a fonte produtora de MO e as respostas bioquímicas dos organismos frente a variações das condições ambientais, como variações de temperatura e degelo. Assim, este projeto estudará a distribuição da MO sedimentar e suas diferentes fontes e variabilidade em diferentes escalas temporais e espaciais na Baía do Almirantado, Península Antártica, permitindo a análise da variação (paleo)climática e sua relação com a modificação dos ciclos biogeoquímicos para a região e da dinâmica do ciclo do carbono marinho global. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)