Busca avançada
Ano de início
Entree

Naturalia brasileira: atores, espaços e práticas de história natural nas redes globais do colecionismo científico na primeira metade do século XVIII.

Processo: 24/18616-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Ermelinda Moutinho Pataca
Beneficiário:Julianna Morcelli Oliveros
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História natural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colecionismo científico | História Natural | Natureza brasileira | práticas científicas | Redes Globais | História Natural

Resumo

Compreendendo a primeira metade do século XVIII, este projeto de pesquisa tem por finalidade estudar as práticas de história natural relacionadas com o colecionismo científico a partir das redes globais de comunicação e comércio, através das quais circularam uma infinidade de amostras da natureza brasileira com destino a diferentes coleções espalhadas por todo o globo. Esta atividade dependeu da participação de atores plurais, com interesses variados, e envolveu espaços igualmente diversos. Neste processo, a propria natureza representou oportunidades distintas e assumiu significados variados, que estiveram intimamente relacionadas com as aspirações daqueles que estiveram envolvidos nas muitas faces de sua articulação. Dessa forma, esta pesquisa visa analisar a dinâmica do colecionismo científico, a partir de uma abordagem ampla, porém minuciosa, estebelecendo conexões e diálogos com os estudos globais da ciência (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)