Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do raciocínio lógico-matemático exercido em aula prática de experimentação mediada por tecnologia para aprendizagem de biologia do corpo humano

Processo: 25/17258-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Camilo de Lellis Santos
Beneficiário:Nathalia Arisa Watanabe
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06869-8 - Experimentação mediada por smartphone no ensino e aprendizagem de biologia do corpo humano: eficácia, potencial didático e formação de professores, AP.R
Assunto(s):Biologia   Fisiologia   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia | Educação | Eye-Tracking | Fisiologia | raciocínio lógico-matemático | Ensino de Ciências

Resumo

A bolsista atuará no intermédio entre a universidade e os voluntários escolares, sendo responsável por intermediar o diálogo com osestudantes das escolas públicas parceiras que participarão dos experimentos no Laboratório de Experimentação e Educação emFisiologia da UNIFESP. Irá contribuir diretamente com a organização da logística de transporte, recepção e acolhimento dos voluntáriosno campus, garantindo o cumprimento dos protocolos éticos e o bom andamento das coletas. Durante a execução das atividadesexperimentais, a selecionada apoiará de forma ativa a operação do Tobii Pro Glasses 3, equipamento portátil de eye-tracking utilizadopara captar os movimentos oculares dos participantes enquanto desempenham tarefas investigativas mediadas por smartphone oucomputador. Suas responsabilidades incluirão a montagem e calibragem do dispositivo, o acompanhamento das sessões, mas sobretudoa análise dos dados via delineamento das Áreas de Interesse (AOIs) e Tempos de Interesse (TOIs) pelo software Tobii Pro Lab. O foco daanálise será a avaliação dos processos cognitivos de resolução das atividades de experimentação mediada por tecnologia que envolvemo raciocínio lógico-matemático (cálculo da frequência cardíaca e construção do gráfico). Ademais, atuará na comunicação pública doprojeto, por meio de canais digitais e eventos acadêmicos, com o objetivo de divulgar as ações desenvolvidas e os resultados obtidos,enfatizando o potencial do eye-tracking como ferramenta inovadora na pesquisa em educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)