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Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica

Processo: 04/14981-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan
Beneficiário:Eliane Soares de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Personagens   Semiótica   Sintaxe
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Efeito De Sentido | Fisionomia Estrutural | Percurso Gerativo Do Sentido | Personagem | Semiotica | Sintaxe Discursiva

Resumo

Entendendo a personagem a partir de sua natureza verbal, concebida por uma estrutura limitada, obtida não pela admissão caótica de uma infinidade de elementos oferecidos pelo código verbal, mas pela seleção e combinação de tais elementos, nosso Projeto de Iniciação Científica propôs uma investigação teórica dos vários procedimentos envolvidos no processo de construção desses seres narrativos, assim com uma análise, mais detida, das estratégias discursivas utilizadas na configuração da subjetividade dessas personagens que povoam o romance Senhora, de José de Alencar. Priorizando não o que conta, e sim o processo desse contar, verificamos quais os artifícios discursivos utilizados na confecção dos seres verbais, e quais os efeitos de sentido criados a partir das combinações feitas. Para isso, nos baseamos no estudo sobre a personagem feito por Fernando Segolin, que apresenta, em seu livro Personagem e Anti-personagem, de 1999, uma classificação que nos pareceu mais atual para a personagem de ficção: personagem-função, personagem-estado e personagem-texto. Privilegiando sua teoria acerca da personagem-estado, que está presa a específica combinatória dos vários componentes do discurso narrativo, nossa intenção como parece ter ficado claro, foi a de investigar o processo de produção dos seres de linguagem componentes do universo fictício do romance alencariano Senhora, para então, compreender sua subjetividade e expressividade. Logo, para definir os mecanismos de construção da personagem narrativa, adotamos o instrumental teórico-analítico e metodológico oferecido pela lógica greimasiana, que dando ênfase não só às relações entre os signos, mas ao processo de significação capaz de gera-los, ajudou a chegar a resultados mais precisos e adequados aos procedimentos construtivo-transformacionais dos seres verbais.

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