Busca avançada
Ano de início
Entree

O espaço vivido, o espaço pecebido: a importância do atlas municipal escolar para o estudo do lugar

Processo: 07/00759-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Andrea Aparecida Zacharias
Beneficiário:Wellington Domingos Pereira da Silva
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Atlas   Mapeamento geográfico   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cartografia escolar | Ensino Geografia | Cartografia Escolar

Resumo

Integrado ao Projeto Temático "Elaboração do Atlas Municipal de Ourinhos e Formação de Professores Tutores: propostas para o Estudo da Localidade", na linha de pesquisa em Cartografia Escolar, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Geografia, Cartografia e Geoprocessamento - GPCARTGEO -, este Projeto de Iniciação Científica tem pretensão de trabalhar com a Atlas Municipal Escolar. Para tanto, se apoia nos parâmetros curriculares nacionais quando propõe a interdisciplinaridade entre Geografia, História e Meio Ambiente (tema transversal) em um atlas que traga um conhecimento sobre a localidade. Nesse ínterim, será analisado os confrontos, experiências e alternativas metodológicas na busca para o estudo do lugar. Com efeito, lançam-se algumas perguntas, como "até que ponto o Atlas contribuiu para o estudo da localidade?", " até que ponto houve uma relação ensino-aprendizagem eficaz a partir das expectativas primeiras dos grupos que o produziu?"," qual a experiência de trabalhar com os três recortes temáticos (histórico, geográfico e ambiental)?". A partir desses preceitos, um atlas municipal escolar pode contribuir com o desenvolvimento do conhecimento sobre o lugar no qual o aluno está inserido, despertando a compreensão do processo de organização do espaço: como este se metamorfoseou ao longo do tempo e quais as forças que influenciaram nas metamorfoses? Essa compreensão pode desenvolver no aluno um sentimento de pertencimento ao lugar, ou seja, que ele descubra que é parte integrante e contribuinte para a dinâmica da realidade histórica e socialmente construída, possibilitando-lhe uma maior participação positiva e reativa no espaço. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)