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Estudo químico e biológico em Piper gaudichaudianum e Piper aduncum

Processo: 04/07196-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maysa Furlan
Beneficiário:João Marcos Batista Junior
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Antifúngicos   Plantas   Piperaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Antifungica | Cromenos | Piper Aduncum | Piper Gaudichanianum | Piperaceae

Resumo

O estudo químico biomonitorado das folhas de Piper aduncum e Piper gaudichaudianum (Piperaceae) resultou no isolamento e identificação de cromenos que apresentaram atividade antifúngica contra os fungos Cladosporium sphaerospermum e C. cladosporioides. Essas substâncias também foram detectadas nos caules de Piper gaudichaudianum através de análise via CLAE. Esta análise também revelou a presença de metabólitos ainda não isolados das folhas de P. arboreum, fato este que despertou o interesse pelo estudo dos caules. O estudo químico das folhas de P. aduncum, visando o isolamento dos cromenos em quantidades apreciáveis será também realizado. É importante salientar que o isolamento dos cromenos será monitorado por metodologia previamente determinada pelo nosso grupo de pesquisa. Os metabólitos isolados serão identificados por técnicas espectrométricas tais como espectrometria no IV, UV e EM, além de RMN de 1H e 13C mono- e bidimensionais. Os cromenos serão submetidos a reações químicas visando a obtenção de drivados. As frações, assim como as substâncias puras e derivados obtidos serão submetidos a bioautografia utilizando-se os fungos selecionados. O presente projeto, além de se configurar em uma abordagem de fronteira nos estudos biológicos desta potencial família vegetal, permitirá também inserir conhecimento a formação do aluno e fazer a ponte entre sua formação em nível de graduação com a introdução de novos conceitos químicos e biológicos. (AU)

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