Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial de expansão de microdestilarias no estado de São Paulo: produção de alimentos, energia e serviços ambientais através da abordagem "emissões zero"

Processo: 09/51705-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Enrique Ortega Rodriguez
Beneficiário:Feni Dalano Roosevelt Agostinho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etanol | Micro-Biorefinaria | Micro-Destilaria | Sipaes

Resumo

Alternativas aos combustíveis derivados de petróleo estão sendo procuradas com o objetivo de reduzir a dependência mundial de recursos não-renováveis. O declínio da extração mundial de petróleo, seu elevado e instável preço de mercado e os impactos ambientais e climáticos decorrentes de sua utilização aumentou o volume de biocombustíveis produzidos no mundo. Dentre eles, o etanol é considerado como uma excelente alternativa, particularmente quando produzido de maneira sustentável como visionado através da cana-de-açúcar no Brasil. Mesmo assim, a rápida expansão da produção de etanol em larga escala levanta dúvidas sobre sua sustentabilidade devido a seus impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. Na tentativa de minimizar esses impactos, os Sistemas de Produção de Alimentos, Energia e Serviços Ambientais (SIPAES) surgem como uma proposta de produzir, além de energia, alimentos e serviços ambientais, porém, seus impactos e seu volume de produção também precisam estudados e comparados com os sistemas em larga escala atuais. Com tudo isso, o objetivo desse trabalho é avaliar a sustentabilidade dos SIPAES e estudar um cenário de substituição da produção de etanol em larga escala pelos SIPAES no estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGOSTINHO, FENI; SICHE, RAUL. Hidden costs of a typical embodied energy analysis: Brazilian sugarcane ethanol as a case study. BIOMASS & BIOENERGY, v. 71, p. 69-83, . (09/51705-9)
AGOSTINHO, FENI; ORTEGA, ENRIQUE. Energetic-environmental assessment of a scenario for Brazilian cellulosic ethanol. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 47, p. 474-489, . (09/51705-9)