Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilidade de medidas antropometricas e de indice de resistencia a insulina na diferenciacao de sindrome metabolica, com ou sem alteracao do metabolismo glicidico.

Processo: 08/54019-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Sandra Roberta Gouvea Ferreira Vivolo
Beneficiário:Natália Pereira da Rocha Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hiperglicemia   Síndrome metabólica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hiperglicemia | Homa Resistencia A Insulina | Medidas Antropometricas | Sindrome Metabolica

Resumo

A Síndrome Metabólica (SM) é problema de saúde pública altamente prevalente e associa-se a elevado risco: cardiometabólico, sendo que a hiperglicemia surge em fases mais avançadas de evolução da doença. Seu mecanismo fisiopatológico central é a resistência à insulina (RI), determinada em parte pela gordura visceral, Esta pode ser estimada pela circunferência da cintura (CC), razão cintura/quadril (RCQ) ou razão cintura-altura (RCA). A bioimpedância elétrica avalia a quantidade de massa magra e de tecido adiposo, mas assim como o índice de massa corporal (IMC), não considera a distribuição da gordura corporal. Neste estudo iremos comparar o perfil antropométrico de portadores da SM, com (grupo 1) e sem (grupo 2) alteração no metabolismo glicídico, e correlacionar o grau de RJ, através do HOMA-IR, com os parâmetros antropométricos descritos acima. Indivíduos maiores de 18 anos, de ambos os sexos, que preenchem critérios diagnósticos para SM pela International Diabetes Federation (IDF), vêm sendo selecionados no Centro de Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Avalia-se o grau de tolerância à glicose por teste oral de tolerância com 75 gramas. Os grupos 1 e 2 serão comparados quanto ao peso, estatura, IMC, CC, RCQ, RCA, massa magra, massa gorda e HOMA-IR através do teste t de Studente o coeficiente de Pearson será empregado para avaliar a associação entre HOMA-IR e as variáveis antropométricas. Este estudo faz parte de um projeto maior que vem sendo desenvolvido no departamento de nutrição da FSP - USP, Já tendo sido aprovado pelo como de ética desta universidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)